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Comunicação para Benefícios

Os benefícios têm um papel estratégico dentro de uma organização. É uma ferramenta utilizada por Recursos Humanos para reter, motivar e atrair bons funcionários. No entanto é muito comum que a percepção dos funcionários sobre o pacote de benefícios não esteja alinhado com realidade. A Marka entende que a causa desta percepção muitas vezes não está no desenho técnico dos Benefícios, nem na qualidade e tamanho do pacote. Esta percepção pode originar-se pela falta de comunicação que tem por conseqüência:

  • Pouco conhecimento do pacote de benefício. É comum que os funcionários não saibam tudo que lhe é oferecido. Não utilizando e não valorizando o pacote de benefícios.
  • Má utilização dos planos. Os funcionários não utilizam os benefícios da melhor forma, deixando de usufruir todo o potencial que têm direito.
  • Pouca referência de mercado. Crença que o benefício oferecido pela empresa é sempre inferior do que o mercado oferece.
  • Não entendimento das necessidades e valores. Muitas vezes o pacote de benefícios é desenhado utilizando a percepção do RH do que é melhor para os funcionários, porém isso nem sempre reflete a realidade.

Por estas e outras razões a comunicação se faz tão importante quanto o próprio pacote de benefícios. Um bom projeto de comunicação tem o poder de alinhar as percepções, informar, tornar íntimo, valorizar e educar. A comunicação é a grande ponte entre as iniciativas da empresa e o funcionário. Ela pode definir o sucesso do programa.

> Comunicação para lançamento de benefícios

A implantação de um programa ou pacote de benefícios é um tema que merece todas as ações do RH, pois se trata de uma ferramenta estratégica para Motivar, Atrair e Reter e sempre cria muitas expectativas para funcionários.

O desafio da comunicação é criar uma expectativa do tamanho real do pacote ou programa, tornar o funcionário parte do processo de implantação, aproximá-lo dos detalhes dos planos e educá-lo de como tirar o melhor aproveito dos benefícios.

Para o desenvolvimento do projeto de comunicação, a Marka utiliza sua matriz, que passará pelas etapas: Entender o Problema, Planejamento Estratégico, Colocando em Prática e Mensuração dos Resultados. Entender o perfil do público interno, sua percepção, conhecer os benefícios, pontos fortes e fracos. Definir com clareza os objetivos de comunicação são peças chave para um bom lançamento, pois será o direcionamento para criação do conceito da campanha, linguagem, ações e canais de comunicação.

> Mudança de benefícios

Mudar um benefício que a empresa oferece aos funcionários é uma tarefa extremamente delicada, mesmo que a mudança seja para melhor. Medo de mudança e a crença que a empresa só muda para cortar custos são recorrentes no universo dos funcionários. Por isso a expectativa gerada pela mudança pode causar uma percepção negativa que conseqüentemente poderá criar resistências dentro da organização para a mudança, prejudicando o sucesso do projeto.

O principal desafio da comunicação neste caso é inverter uma possível percepção negativa (automática), tornar o funcionário aliado do processo de mudança e um potencial multiplicador da iniciativa da empresa.

Para alcançar os desafios a Marka primeiramente entenderá o histórico da empresa, perfil do funcionário, entenderá qual é a percepção dos funcionários com relação ao benefício anterior, quais os motivos da mudança e criará uma estratégia com uma comunicação transparente com objetivo conquistá-los para o processo de mudança.

> Revalorização do pacote de benefícios

Os Benefícios podem ser uma arma poderosa nas mãos do RH para motivar, reter e atrair bons funcionários. Para isso o pacote de benefício possui um alto valor na percepção do funcionário.
Em empresa que possui um bom programa de benefícios, é comum que com o tempo ou entrada de novos funcionários ou mesmo por falta de comunicação, esses benefícios percam o valor e não tenham mais o mesmo impacto de antes, deixando de ser uma arma poderosa.
Para re-valorizar o pacote de benefícios a empresa não precisa necessariamente criar novos benefícios ou melhorar. Ela apenas pode re-lançar com um projeto de comunicação mais ousado e com foco em aumentar o seu valor na percepção do funcionário.

O principal desafio da comunicação em uma campanha de re-valorização é re-apresentar os benefícios exaltado os pontos fortes, quebrar os paradigmas como “a maça do vizinho é melhor”, re-aproximar o funcionário dos benefícios pouco utilizados.

Para construir uma campanha com resultados efetivos, a Marka considera essencial fazer um estudo de utilização dos benefícios para entender os hábitos dos funcionários, conhecer o público interno e entender o posicionamento do pacote de benefícios em relação ao mercado. Com este estudo torna-se possível criar uma campanha criativa e ações de endomarketing com impacto que envolva o funcionário tanto no processo de re-educação dos benefícios quanto na utilização do dia-a-dia.

> Conscientização sobre uso do plano

Um dos desafios de RH, mais propriamente da área de Benefícios, é controlar a sinistralidade do plano de saúde. Em muitos casos o que estoura a sinistralidade é a má utilização do plano pelos funcionários, transformando o plano de saúdo em uma eterna negociação entre empresa e prestadora de saúde. Para solucionar este problema a Marka desenvolve um projeto de comunicação para conscientização da utilização do plano de saúde.

O principal desafio da comunicação é fazer com o funcionário mude de atitude e utilize melhor o plano de saúde, sem sentir que seja uma imposição da empresa. O funcionário tem que estar envolvido com o projeto e ser um grande multiplicador da mudança do hábito.

Para o desenvolvimento do projeto de comunicação, a Marka analisará o perfil do público interno e a matriz de utilização do plano, entenderá o comportamento e hábitos e planejará a campanha e ações de endomaketing para envolver o funcionário como multiplicador para colegas de trabalho e família.

> Benefícios flexíveis

O Programa de Benefícios Flexível tem uma característica cultural diferenciada. A empresa que antes tinha um papel patriarcal de oferecer o que acha melhor para seus funcionários, passa a responsabilidade para que cada um escolha o que é melhor para ele sua família. Isso envolve uma forte mudança cultural dentro da empresa. Além da cultura, outra característica é que para o sucesso da implementação e nos períodos de escolha dos benefícios, a comunicação é essencial, pois precisa aproximar o funcionário de todos os detalhes dos planos e programa. O programa de benefícios flexíveis somente terá sucesso com um projeto eficiente de comunicação.
Para benefícios flexíveis separamos a comunicação em duas fases:

  • Na implantação. Nesta fase os principais desafios da comunicação são: mudar a cultura da empresa, onde o funcionário será responsável pelas próprias escolhas dos benefícios. Educar o funcionário sobre o funcionamento, processos e auto-responsabilidade.
  • Na eleição dos benefícios. Os principais desafios são aproximar o funcionário e a família de todos os detalhes dos benefícios, deixá-lo seguro sobre suas escolhas e transformá-lo em um multiplicador para sua família.

Para o desenvolvimento do projeto de comunicação, a Marka estudará o perfil demográfico da empresa e a cultura corporativa, entenderá os benefícios e regras de cada um, criará uma marca forte e uma identidade para o programa. Também trabalhará em ações e mensagens para mudança cultural e no processo de educação e prática do programa de benefícios flexíveis. A Marka realiza o processo completo, desde o planejamento de comunicação até as ações de endomarketing.